sábado, 28 de julho de 2012

EXPERIMENTOS DE BIOQUÍMICA: CARBOIDRATOS - AMIDO - EXTRAÇÃO


CARBOIDRATOS-AMIDO-EXTRAÇÃO

GIBSON, Francenilda Barbosa 1

RESUMO
O referente relatório tem como objetivo caracterizar a estrutura do amido e sua forma de armazenagem e identificar a influência de ambos na solubilização deste, bem como o efeito temperatura, utilizando como amostra uma batata. O amido é uma mistura de glicanos que as plantas sintetizam como seu principal alimento de reserva. É depositado nos cloroplastos das células vegetais como grânulos insolúveis compostos por α-amilose e amilopectina.

Palavras-chave: Amido. Batata. Solubilidade. Amilose. Amilopectina.                                                     


INTRODUÇÃO

Os carboidratos são os principais substratos energéticos da célula, através da degradação da glicose por via anaeróbia e aeróbia. Popularmente são chamados de açúcares em virtude do seu mais conhecido representante, a sacarose, formada por um molécula de glicose e outra de frutose com sabor doce característico. O amido (um polímero linear ou ramificado de glicose), entretanto, é a forma de carboidrato mais comum na alimentação, representando cerca de 90% dos carboidratos da dieta. [1]

 Os polisacarídeos de origem vegetal, amido e celulose, consistem em unidades repetitivas de D-glicose, mas diferem entre si no tipo de ligação glicosídica, consequentemente têm propriedades e funções biológicas diferentes.

As moléculas de amido e glicogênio são altamente hidratadas, porque elas tem muitos grupos hidroxila expostos e capazes de formar pontes de hidrogênio com a água. A maioria das células vegetais tem a habilidade de sintetizar o amido, porém ele é especialmente abundante nos tubérculos, como as batatas, e nas sementes, como o grão de milho.

Amido contém dois tipos de polímeros da glicose, a amilose e a amilopectina. O primeiro consiste de cadeias longas, não ramificadas de unidades de D-glicose conectadas por ligações (α → 4). Tais cadeias variam em massa molecular de uns poucos milhares até mais de um milhão. A amilopectina também tem uma alta massa molecular (até 100 milhões), porém, ao contrário da amilose, é altamente ramificada. As ligações glicosídicas encontradas entre as unidades de glicose nas cadeias da amilopectina são (α → 4), mas os pontos de ramificação ( cerca de 1 a cada 24 a 30 unidades) são (α1 → 6). [2]

OBJETIVOS

Caracterizar a estrutura do amido e sua forma de armazenagem e identificar a influência de ambos na solubilização deste, bem como o efeito temperatura.


PARTE EXPERIMENTAL

Materiais e reagentes

·                    Água fervente e água fria;

·                    Bastão de vidro;

·                    Batata;

·                    Béqueres de 100 ou 200 mL;

·                    Faca;

·                    Liquidificador;

·                    Papel de filtro ou gaze;

·                    Pipeta de 10 mL.

Procedimento

Com a ajuda de uma faca, a batata foi cortada em cubos e transferida para um liquidificador contendo 100 mL de água destilada à temperatura ambiente. Em seguida, a solução foi despejada em um béquer. O líquido foi filtrado e passado para outro béquer deixando em repouso por 10 minutos.

 Em um béquer foi fervida 150 mL de água destilada. Na sequência, no béquer que foi posto em repouso, separou-se cuidadosamente o sobrenadante e ao precipitado, adicionado 50 mL de água fria com 150 mL de água quente.


RESULTADOS E DISCUSSÕES

O amido é mais solúvel em água que em álcool. Sua solubilidade em água aumenta com a temperatura. Na realidade, o amido é formado por várias moléculas de glicose unidas por ligação alfa-1,4. Como a glicose é um carboidrato, tem vários grupos -OH que interagem mais com a água.[3]

A batata contém proteína de alta qualidade, boa quantidade de vitamina C e algumas do complexo B, contêm niacina, tiamina e vitamina B6 e sais minerais. É rica em amido, tem teor de amilose variando entre 20 a 25% de sua massa. [4]

A solubilidade do extrato de amido de batata foi testado em água fria e água quente. Pode-se observar que em água quente a capacidade de solubilizar do amido foi maior.

As propriedades físico-químicas e funcionais dos amidos nativos das diferentes espécies vegetais são influenciadas por suas estruturas granular e molecular. [5]

Quando o amido é aquecido em excesso de água, acima da temperatura de empastamento, a estrutura cristalina é rompida devido ao relaxamento de pontes de hidrogênio e as moléculas de água interagem com os grupos hidroxilas da amilose e da amilopectina. Isso causa um aumento do tamanho dos grânulos devido ao inchamento e também ocorre parcial solubilização. [6]

CONSIDERAÇÕES

Portanto, pode-se observar que o amido extraído da batata é mais solúvel em água quente, pois com o aumento da temperatura a estrutura cristalina do amido é rompida devido ao relaxamento de pontes de hidrogênio e as moléculas de água passam a interagir melhor com os grupos hidroxilas da amilose e da amilopectina.

REFERÊNCIAS

[1] VIEIRA, Ricardo. Fundamentos de Bioquímica: textos didáticos. Belém- Pará, 2003.

[2] LEHNINGER, A. L. Princípios de Bioquímica. 4º edição. São Paulo: Sarvier, 2006.

[3] Solubilidade do amido. Disponível em <http://br.answers.yahoo.com/question/index>. Acesso em 16/09/2011.
[4] FERNANDES, A. F.; PEREIRA, J.; GERMANI, R.; NETO, J. O. Efeito da substituição parcial da farinha de trigo por farinha de casca de batata (Solanum Tuberosum Lineu). Ciência, Tecnologia e  Alimentação. Suplemento de número 28. Campinas, 2008.
[5] ASCHERI D. P. R.; MOURA, W. S.; ASCHERI, J. L. R.; CARVALHO, C. W. P. Caracterização física e físico-química de rizomas e amido do lírio-do-brejo (Hedychium coronarium). Pesquisa Agropecuária. Número 40. Goiânia, 2010.
[6] MATSUGUMA, L. S. Caracterização do amido de mandioquinha salsa (Arracacia xanthorrhiza) nativo e modificado por oxidação. Ponta Grossa, 2006.


Um comentário:

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O QUE ACHOU DESTE BLOG