domingo, 26 de fevereiro de 2012

Será se o amor tem algo a ver com a Química? 
  EXPLICAÇÃO CIENTÍFICA: o amor é causado por um fluxo de substâncias químicas fabricadas no corpo da pessoa apaixonada. Essa quadrilha de hormônios são: adrenalina, noradrenalina, feniletilamina, dopamina, oxitocina, a serotonina e as endorfinas. 


O AMOR É PURA QUÍMICA! 
Como explicar as mãos suando, coração acelerado, respiração pesada, olhar perdido, o ficar vermelho quando se está perto do ser amado?







Com tantos peixes no oceano por que escolhi você? (strike)

Todos temos um modelo de parceiro ideal escondido em algum lugar de nosso subconsciente. É esse modelo de amor que vai decidir qual pessoa, em uma multidão, vai chamar nossa atenção.

   A sensação de perder o controle quando surge o amor é comum.mas poucos sabem que essa emoção pode ser explicada pela química, aquela ciência que se aprende na escola com tantos nomes difíceis de se pronunciar.
   A humanidade tem, através da história, atribuindo ao coração o centro do amor. Mas os cientistas nos mostram que o amor representa tudo em nossas mentes e cérebro. E ele é alimentado pela nossa química. Quando duas pessoas se sentem atraídas, ocorre uma explosão de substâncias químicas e de adrenalina neurais por todo o corpo.
   Tudo começa quando você se sente atraído por alguém, o corpo passa a produz feniletilamina, uma substância que causa a sensação de euforia e alegria. O corpo também libera a noradrenalina e a acetilcolina que causa uma aceleração no metabolismo , ou seja ,deixa o organismo agindo mais rápido, isso ocorre na primeira etapa, a da aproximação.
   Depois quando os indivíduos se conhecem melhor, outra substância passa a ser produzida pelo corpo, a endorfina, mas a sensação é a oposta provocada pela feniletilamina.  pois causa a sensação de tranqüilidade é nessa fase que geralmente começa o desinteresse por um dos parceiros ou ambos já que o corpo não consegue produzir uma quantidade suficiente de substâncias (feniletilamina, noradrenalina e acetilcolina)  encerrando por vezes o fim de um relacionamento. 
As pessoas apaixonadas têm níveis mais baixos de serotonina e os circuitos nervosos associados à avaliação dos outros são reprimidos. Esses níveis mais baixos de serotonina são os mesmos encontrados em pessoas com transtorno obsessivo-compulsivo, o que pode ser a explicação da obsessão que os apaixonados têm por seus parceiros.
No amor romântico, quando duas pessoas fazem sexo, a oxitocina é liberada, o que ajuda a unir os parceiros.

O hormônio oxitocina está "associado à habilidade de manter relacionamentos interpessoais e laços psicológicos saudáveis com outros indivíduos". Quando é eliminada durante o orgasmo, ela começa a criar um laço emocional: quanto mais sexo, mais forte o laço. A oxitocina também está ligada aos laços afetivos entre mãe e filho, nas contrações uterinas durante o parto e na "descida" do leite para amamentação.
As endorfinas, os analgésicos naturais, são importantes nos relacionamentos duradouros. Elas produzem uma sensação de bem-estar, incluindo um sentimento de calma, paz e segurança. Assim como a dopamina e a norepinefrina, as endorfinas são eliminadas durante o sexo; elas também são liberadas durante o contato físico, exercícios físicos e outras atividades. as endorfinas induzem a uma "dependência semelhante à das drogas". 


Meu cúpido usa drogas!

Existem várias substâncias químicas correndo em seu sangue e em seu cérebro quando você está apaixonado. 
  • A dopamina produz a sensação de felicidade, é considerada o "elemento químico do prazer".
  •  A adrenalina causa a aceleração do coração e a excitação.    A noradrenalina é o hormônio responsável pelo desejo sexual entre um casal, nesse estágio é que se diz que existe uma verdadeira química, pois os corpos se misturam como elementos em uma reação química.
  • A norepinefrina é semelhante à adrenalina e causa a aceleração do coração e a excitação.
  • A vasopressina é um hormônio antidiurético, é outra substância associada à formação de relacionamentos duradouros e monogâmicos.
  • O estrogênio e a testosterona agem na questão sexual.
  • A dopamina e a norepinefrina, estes dois elementos juntos, causam elevação, energia intensa, falta de sono, paixão, perda de apetite e foco único.
  • A tontura inicial que surge quando estamos nos apaixonando inclui um aceleramento do coração, rubor na pele e umidade nas mãos. isso ocorre por causa da dopamina, norepinefrina e feniletilamina que eliminamos.
  • Os altos níveis de dopamina também estão associados à norepinefrina, que aumenta a atenção, memória de curto prazo, hiperatividade, falta de sono e comportamento orientado. Em outras palavras, casais nessa fase se concentram muito no relacionamento e deixam de lado todo o resto.
  •    A oxitocina e a vasopressina interferem nas reações químicas da dopamina e norepinefrina, o que pode explicar por que o amor romântico se apaga quando o relacionamento se fortalece.

Você já chegou a pensar em classificar esse sentimento como um vício?

Se sim, você estava certo. 

Os cientistas estão descobrindo que o mesmo processo químico que ocorre nos viciados, ocorre quando nos apaixonamos por alguém.O amor é um estado mental químico que faz parte de nossos genes e é influenciado pela nossa criação. 

 Quem inventou o amor me explica por favor! (Renato russo) 

      O amor romântico nos estimula e motiva. Ele também é essencial para a continuidade de nossa espécie. Sem os laços do amor romântico, viveríamos em uma sociedade completamente diferente, que lembraria uma sociedade primitiva, dos animais (mas não todos). As substâncias químicas que percorrem nosso cérebro quando estamos apaixonados têm várias finalidades, mas seu objetivo primordial é a continuação de nossa espécie. São estas substâncias que nos fazem querer formar famílias e ter filhos. Depois que temos filhos, estas substâncias mudam para nos encorajar a permanecermos juntos e criar as crianças. De certa forma, o amor é apenas um vício químico que existe para que continuemos nos reproduzindo.

Etapas do amor

Desejo ou paixão erótica
O desejo e o amor romântico são coisas diferentes, causadas por fundamentos diferentes. O desejo desenvolveu-se com o propósito da união sexual, enquanto o amor romântico desenvolveu-se pela necessidade de laços para a criação dos filhos. Então, ainda que tenhamos desejo sexual por nossos parceiros românticos, há vezes em que não temos, e não há problema nenhum nisso. Ou, talvez, tenhamos desejo por nosso parceiro e por outras pessoas. Feromônios, aparência e nossa própria idéia do que buscamos em um parceiro também são fatores importantes para definir nossos desejos. Sem desejo, talvez nunca encontremos aquela pessoa especial. Mas, se por um lado, é o desejo que nos faz "procurar", é a nossa necessidade de romance que nos leva à atração.
Atração ou paixão romântica
Os sentimentos iniciais podem vir ou não do desejo, mas o que acontece se o relacionamento progredir é a atração. Quando a atração ou a paixão romântica entra em cena, é comum perdermos nossa capacidade de pensar racionalmente, pelo menos no que diz respeito à pessoa pela qual estamos atraídos. O velho ditado "o amor é cego" aplica-se a este estágio. Fazemos vista grossa a todos os defeitos dos nossos parceiros. Nós os idealizamos e não conseguimos tirá-los da cabeça.

União ou compromisso.
A fase da união ou compromisso é o amor que dura. Vocês já passaram da fase do amor fantasioso e estão entrando no amor real. Esta fase do amor tem que ser muito forte para suportar uma série de desafios e problemas. A idealização existe para manter as pessoas juntas e felizes em seus casamentos.

"O amor existe acima da cintura, o desejo, abaixo. O amor é lírico. O desejo é obsceno." (John Money)




Eles não são “galinhas” são apenas viciados no amor!
Os chamados “galinhas”, meninos e meninas que ficam com mais de um parceiro, e trocam de namoradas (os) como trocam de roupas, precisam da sensação da dopamina, norepinefrina e feniletilamina, tão parecida com a sensação gerada pelas anfetaminas. Como o corpo adquire uma certa tolerância a essas substâncias, é necessário uma dose cada vez maior. Essas pessoas pulam de relação em relação, sempre em busca de mais.

Olhe nos meus olhos!
O Professor Arthur Aron, da Universidade do Estado de Nova York, em Stonybrook, estudou o que acontece quando as pessoas se apaixonam e descobriu que olhar nos olhos da outra pessoa tem um grande impacto. Em uma experiência, o Professor Aron colocou desconhecidos de sexos opostos juntos por 90 minutos e pediu que eles conversassem sobre detalhes íntimos. Ele então pediu que eles olhassem nos olhos uns dos outros por 4 minutos, sem falar. Os resultados? Muitos participantes sentiram atração por seus parceiros após a experiência, e dois acabaram se casando 6 meses depois.

O teu olhar no meu olhar estremese e faz efeito, e tudo acontece se for daquele jeito!(strike)




E agora será que acabou?
A velocidade em que a paquera evolui geralmente determina o sucesso do relacionamento. O que eles descobriram é que quanto mais longo o tempo de paquera, mais forte será o relacionamento.
Os sentimentos de amor apaixonado acabam enfraquecendo com o passar do tempo. Estudos mostram que o amor apaixonado perde a força rapidamente e praticamente desaparece depois de 2 ou 3 anos. As substâncias responsáveis pelo sentimento de amor (adrenalina, dopamina, norepinefrina, feniletilamina, etc.) definham. De repente, seu parceiro começa a ter defeitos.
Mas acontece que essa sensação pode não durar muito tempo, neste ponto os casais têm a impressão que o amor esfriou. Com o passar do tempo o organismo vai se acostumando e adquirindo resistência, passa a necessitar de doses cada vez maiores de substâncias químicas para provocar as mesmas sensações do início. É aí que entra os hormônios ocitocina e vasopressina, são eles os responsáveis pela atração que evolui para uma relação calma, duradoura e segura, afinal, o amor é eterno!

O amor é cego?
Você fica se perguntando por que ele mudou?
Na verdade, ele provavelmente não mudou nada; é você que agora consegue enxergá-lo racionalmente, sem o filtro dos hormônios do amor cego e apaixonado. Nessa fase, ou a relação é forte o suficiente para durar, ou termina.
Se o relacionamento prossegue, outros elementos químicos entram em cena. As endorfinas, por exemplo, ainda garantem a sensação de bem-estar e segurança. Além disso, a oxitocina ainda é eliminada quando você faz sexo, produzindo sentimentos de satisfação e união. A vasopressina também continua a agir.

DEPOIS DESSA EXPLICAÇÃO, ROLA OU NÃO ROLA UMA QUÍMICA?

REFERÊNCIAS

1 A química do amor. Disponível em www.brasilescola.com/quimica/a-quimica-amor.htm.

2 Globo repórter exibido em 05 de fevereiro de 2010.

Ano internacional da química. Disponivel em quimica2011.org.br/images/stories/AIQ2011_Amor.




3 comentários:

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE O QUE ACHOU DESTE BLOG